CURSOS E OFICINAS

Mostraremos aqui um importante trabalho realizado pelo CENTRO CULTURAL DE LISIEUX, que é a realização dos Cursos e Oficinas. Importante porque, é o aspecto da formação cultural e educativa, aspecto importante na formação das nossas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de Lisieux. E formação INTEGRAL do Ser Humano.
_________________________________________________________________________________


terça-feira, 24 de abril de 2012

II OFICINA DE RADIO E COMUNICAÇÃO


O Centro Cultural de Lisieux deu início, no último fim de semana (21-22) a II Oficina de Rádio e Comunicação, ministrada pelos comunicadores Ivanildo Ripardo, Toinho Moura e Rodrigues Junior, todos aqui da comunidade. Estão participando da Oficina cerca de 20 pessoas entre crianças, jovens e adultos, destes alguns já fazem programas na Rádio Progresso outros ainda não. A oficina tem a duração de 40 horas/aula, dividido em duas fases, uma parte do conteúdo em aulas teóricas e a outra fase para as aulas práticas no estúdio da Rádio Progresso de Lisieux. As aulas práticas estão sendo realizadas esta semana (23 à 26/04), das 19:00 às 21:00 horas.
No primeiro dia da Oficina tivemos a participação do Advogado Fidel Moura  com uma excelente Palestra sobre Leis Eleitorais.  
Com a conclusão da Oficina de Rádio, esperamos que os alunos tenham interesse e vontade de demonstrar o que aprenderam em algum programa da emissora local fazendo com que a nossa Rádio Comunitária continue forte e transmissora de cultura e prestação de serviço a nossa comunidade. Lembrando que este ano a Rádio Progresso FM de Lisieux completará 15 anos de existência, com muitas histórias de lutas e  vitórias. Sem dúvidas a nossa rádio desempenha um papel fundamental na construção histórica, cultural e social do Lisieux, sempre perto das pessoas, informando e construindo novas ideias e expressões.
A II Oficina de Radio e Comunicação encerrará no dia 06/05/12, pela manhã, no Centro Cultural de Lisieux.

______________________________________________________

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012


Curso de Violão e flauta no Centro Cultural



Teve início sábado, 04/02/2012, mais uma etapa do curso de violão e flauta realizado pelo Ponto de Cultura Centro Cultural de Lisieux (CCL). O curso terá a duração de 06 meses, e será ministrado pelos professores Roberto Rodrigues no violão e Álisson Melo na flauta, os mesmo que também deram aula no primeiro semestre de 2011. Lembrando que os dois são do município de Sobral. Nesta etapa o curso está dividido em duas modalidades: pela manhã para iniciantes, onde foram inscritos 36 alunos, e a tarde um curso mais avançado para os alunos que fizeram a primeira etapa no ano passado. No turno da tarde 21 alunos estão inscritos, fazendo assim um total de 57 alunos matriculados, entre crianças, jovens e adultos.
É objetivo do Centro Cultural, que após o término das aulas de violão e flauta, está turma possa está preparada para animar eventos no CCL, na igreja, etc.


_________________________________________________________________________________

quinta-feira, 6 de outubro de 2011


Oficina de Dança

O Centro Cultural de Lisieux vem realizando uma Oficina de Dança, com as professoras: Izaura Lila Lima Ribeiro e Nayana de Castro Cunha, do GRUPO MIRAÍRA, do IFCE (Instituto Federal do Ceará). Nos dias: 08 e 09/10; 15 e 16/10; 05 e 06/11; 26 e 27/11. E o encerramento será no dia 17/12/2011, com o Espetáculo "Em todo pé de serra tem". Aguardem mais informações.












_________________________________________________________________________________
CURSO DE TEATRO
Data: Fevereiro a Abril de 2010.
Instrutores: Elias de França e Karla Gomes

ANTONIA KARLA BEZERRA GOMES
É pedagoga, presidente da Sociedade Amigos da Biblioteca Municipal Norberto Ferreira Filho e co-fundadora da Cia. de Teatro Os Cara da Arte, de Crateús-CE. Atriz, diretora e produtora, tem diversos cursos na área, sendo os mais destacados o de teatro de rua com o Grupo Escambo de Teatro, com Júnior Santos, e o de Teatro do Oprimido, ministrado por integrantes do TO do Rio de Janeiro. Dentre outros, participa dos espetáculos cênicos Os três porquinho (palco italiano) e Romeu e Julieta no tempo da Dengue (teatro de rua), como atriz e produtora.  Atualmente, colabora com o PC Quintal com Arte (Crateús), como oficineira de Contação de História.

Antonio Elias de França
Antonio Elias de França nasceu num lugar chamado Arvoredo, situado às margens do Rio Poti, no município de Crateús, onde morou até os 18 anos, quando veio para a cidade para iniciar-se na escola, já que na localidade aonde morava não havia ensino. Ainda menino, enquanto perambulava por entre os matagais cinzentos e os mandacarus, compôs seus primeiros versos, alguns deles em parceria com seu irmão João Elias, como o poema musicado “cavalo-de-pau”.
Nos anos de 2000 e 2001, suas peças teatrais: “Arreda: Vim Explorar!” e “Ciranda, Cirandinha, Venham Monstros Cirandar”, encenadas pelo Grupo de Teatro Realejo, somaram 4 prêmios no I e no II Festival de Teatro Estudantil de Crateús.
Ainda em 2001, entre 700 textos inscritos, seu poema “apenas um poeta” foi um dos 43 selecionados e publicados na coletânea do IV Festival Ideal Clube de Literatura.
É autor dos livros “Cantigas do oco do mundo”, “A menina de cabeça nas nuvens”, indicado na Coleção PAIC, do governo do Estado do Ceará, e "Histórias de Roça Ciranda, Cirandinha, Venham Monstros Cirandar" (Prêmio Eduardo Campos de Dramaturgia, da SECULT-CE).

O CURSO DE TEATRO

O Curso de teatro, além de dar as noções básicas das atividades teatrais, estruturou a retomada da Paixão de Cristo em Lisieux, cuja última apresentação havia se dado em 2004. Com o curso retomamos este importante evento de nossa comunidade. E a presença dos dois oficineiros deu-nos um embasamento formidável. E um grande aprendizado para a vida.