CENTRO DE MEMÓRIAS


TERÇA-FEIRA, 6 DE SETEMBRO DE 2011


CENTRO DE MEMÓRIAS DE LISIEUX


Casa Paroquial de Lisieux - Fotografia de Set/1977
Casa Paroquial de Lisieux - Fotografia de Dez/2010
(Olhando para estas fotografias, o que elas fazem você pensar, refletir, questionar? Que mudanças você pode vislumbrar nesses 34 anos que distanciam uma da outra?)

Esta é uma tarefa importante: reconstruir a História!. Os estudantes de História de Lisieux nos falam que é inadequada a palavra resgate. De fato não conseguiremos resgatar a História, porque seria impossível. Mas, para qualquer povo são importantes a RECONSTRUÇÃO e a PRESERVAÇÃO da História. Assim como são importantes a CONSERVAÇÃO e a RESTAURAÇÃO das coisas que usamos atualmente.



Em vários momentos vimos tentando construir uma idéia de CENTRO DE MEMÓRIAS para Lisieux. Uma espécie de MUSEU. Fizemos isto na Festa do 40 Anos de Lisieux em 2000, quando uma das tarefas das equipes na GINCANA Histórico-Cultural era coletar a maior quantidade de objetos de valor histórico. E também a Exposição Fotográfica dos primeiros anos de Lisieux. As pessoas cederam vários objetos e fotografias. Na Festa dos 50 Anos de Lisieux, em Dezembro de 2010, repetimos essa Exposição Fotográfica e já temos um pequeno acervo de objetos para o início do CENTRO DE MEMÓRIAS DE LISIEUX. Em exposição na Biblioteca "Pública", no CENTRO CULTURAL DE LISIEUX.

Vejam algumas imagens da Exposição Fotográfica LISIEUX 50 Anos.

















Estamos empenhados na construção do CENTRO DE MEMÓRIAS DE LISIEUX.

Ou seja, queremos constituir uma espécie de MUSEU no Centro Cultural de Lisieux.

Poderemos pensar, por exemplo, no MUSEU DO ALGODÃO. Ou então, fazer uma exposição temporária ou permanente sobre o ALGODÃO. Afinal a história de Lisieux e de toda uma região cearense sempre esteve muito vinculada à cultura do algodão. É uma idéia, vamos discutir,quem sabe...

Mas no Centro Cultural de Lisieux já tem um grande acervo que trata da memória de nosso povo, que pode servir para pesquisas, visitas, e a formação cultural de nossas crianças e jovens, para que possam conhecer a nossa História e a História deste sertão de meu Deus.

Queremos convidar todos a colaborar com este projeto.

Queremos pedir toda a ajuda possível para a construção do CENTRO DE MEMÓRIAS DE LISIEUX.

Em breve, traremos novas informações.

Abaixo, objetos e fotografias da EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA na Festa dos 50 Anos de Lisieux, em dezembro/2010









BAZAR E BINGO
O Centro Cultural de Lisieux estará realizando neste sábado (11/05/13), um grande Bazar e um Bingo de uma bicicleta. 
O Bazar será com  roupas novas e usadas, calçados e bijuterias tudo a preços bem baixinhos. E logo após o bazar haverá um Bingo de uma bicicleta novinha.
A renda das duas promoções será em prol da construção do Centro de Memórias de Lisieux.

Local: Quadra do Grêmio Recreativo de Lisieux
Horário: 16:00 horas

Participe destes eventos e contribua com a construção do Centro de Memórias de Lisieux 

Realização: Centro Cultural de Lisieux 

Nenhum comentário:

Postar um comentário